LIDERANDO COM MALANDRAGEM
Liderança exige personalidade, firmeza, mansidão, visão , empatia, conhecimento e tantos outros atributos que enumerá-los o espaço seria curto. Entretanto Liderança no contexto empresarial representa permanência no mercado. Acredito que uma boa liderança define e solidifica a organização.
O perfil do líder moderno atende as necessidades da empresa e no que acredito ser o maior patrimônio de uma organização: Os colaboradores. Um líder que se dedica conhecer e atender dentro do possível as necessidades de seus colaboradores possui grande possibilidade de fazer o seu negócio alavancar.
Quando digo que o maior patrimônio de empresa são os colaboradores, quero afirmar que sem eles nada na empresa acontece. Um funcionário reconhecidio e valorizado irá se automotivar resultando assim em bons negócios para a organização.É de grande importância investir em equipamentos, técnicas administrativas, em estrutura física, carros e etc, entretanto se não houver na empresa um programa voltado para a valorização profissional os resultados poderá demorar acontecer e isso se acontecer.
O líder moderno tem como foco na sua equipe. Procura conhecer cada colaborador . Visita os setores comprimentado-os. Transmite atraves de atitudes confiança aos colaboradores.O líder moderno não chefia as pessoas, o líder moderno administra com as pessoas. Liderança no atual mercado vai muito além de estratégicas empresariais. A liderança atual é 80% voltada para gestão de pessoas.
Voce pode estar se questionando, isso eu já sei o que afinal tem a ver com malandragem? Simples. O que é gestão de pessoas? Gestão de Pessoas é a união de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas almejando administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano A Gestão de Pessoas tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.
Em outras palavras; é levar o colaborador ao comprometimento do trabalho, usando métodos e técnicas motivacionais que incentivem os colaboradores a desejarem a melhoria profissional atendendo assim os objetivos da organização. Pergunto. Para fazer isso não é necessário equilibrio e jogo de cintura? Uma empresa é composta por pessoas acima de tudo. Dentro de uma organização estão presentes vários tipos de personalidades com temperamentos diversos. Portanto o líder para obter seus objetivos, deve liderar com "malandragem", ou seja, desenvolvendo um estilo de liderança onde a equipe seja controlada, capacitada e motivada.
Todo colaborador no fundo deseja ser reconhecido por alguma coisa. Maslow deixa muito claro isso em sua pirâmide de necessidades. Mesmos aqueles que para a organziação são "complicados", desejam ser valorizados, alíás, o líder deve justamente avaliar o porque do colaborador tem atitudes que o leva ser avaliado como complicado. Na maioria dos casos os "rebeldes"agem com insubordinação para chamar atenção. Desejam ser notados ou porque consideram que não são reconhecidos e valorizados. Obviamentemente que esses não são os unicos motivos.
Líderar sempre foi e sempre será um desafio. Entretanto o líder necessita de muito tato para resolver os conflitos, rebeldias e insatisfação dos colaboradores. Precisa ser "malandro" para solucionar os problemas.
O líder que não sabe agir conforme a situação, terá dificuldades em conquistar o seu alvo e principalmente a sua equipe. O líder deve desenvolver portanto a boa malandragem para ser um bom Gestor de Pessoas. Digo a boa malandragem porque é oposta da malandragem que busca seus proprios interesses. A que usa destreza, falsidade, lábia para manipular as pessoas , com o objetivo de obter o melhor das pessoas, e da maneira mais fácil possível e em muitos casos agindo com injustiça. O lider não manipula ele conquista. O líder não deve fazer artimanhas para obter vantagem sobre seus colaboradores. Na minha opinião isso se chama desonestidade e traço de caráter deficiente.
A boa malandragem siginifica obter resultados que venham favorecer a organização mas acima de tudo o bem estar dos colaboardores. Fazê-los entender de que mudando de postura reconhecendo seus erros , o caminho para a estabilidade profissional e pessoal será mais fácil.
Você que é líder. Coloque como meta conhencer seu colaborador. Se aproxime dele. Não considere seu colaborador como simples funcionário e cumpridor de ordens e tarefas.Não desenvolva somente o estilo de liderança Autocrática. Reconheça as boas atitudes e esforços. Dê feedback continuamente. Influencie pelo exemplo a sua equipe. Valorize, reconheça , oriente, exorte e incentive seus colaboradores. Seja um líder eficiente que sabe lidar com a equipe com muito boa malandragem!
César Romero